terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alexander Search - Pela Estrada

                  Pela Estrada

                                                                  De carroça

Ora aqui vamos com a vida a brilhar
    No mar dourado da luz do momento,
E no rosto uma frescura a adejar -
    Uma frescura de alma em movimento.

Colinas acima! Os vales galgando!
    Ora na planície mais devagar!
Balança a carroça nas curvas guinando,
    Na terra em silêncio, ora a deslizar!

Mas temos de ir à cidade ou lugar,
    E nos olhos já a pena aparece.
Pudessemos sempre continuar
    Ao ar e ao sol que bate e aquece;

Em estrada infinita, num andar a gosto,
    Em eterno e liberto encantamento,
Com o sol à volta, batendo no rosto -
    Uma frescura de alma em movimento!


Retirado de Poesia, Alexander Search, pág.259
Assírio & Alvim




Um par de sapatos, Van Gogh

                                                                                      

6 comentários:

  1. Uma pergunta,Isabel: estes poemas não serão traduzidos do inglês? ( Como sabe Pessoa escreveu nesse idioma com este heterónimo).
    Gostava de saber. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. São sim Maria. Este livro é uma edição bilingue.
    É um dos muitos heterónimos do Fernando Pessoa. Dos primeiros. E estes poemas foram escritos em inglês entre 1903 e 1910 (diz no livro, que traz várias informações sobre o poeta. Aprendi algumas coisas que não sabia).
    Não gostas das traduções? O próximo poema que aqui colocar hei-de pôr também em inglês.
    Um beijinho e tem um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não gosto, isto é, acho que a genialidade do Fernando Pessoa perde muito, tu já sabes a minha opinião sobre a poesia traduzida,que geralmente perde. Para mim estamos a falar de um dos maiores génios da poesia, mas não aqui...
    Já estás a trabalhar, que tal vai tudo?

    ResponderEliminar
  4. Sei que não gostas de traduções.
    Sabes, eu dizia que não, mas ando a ficar com muita pena de não me desembaraçar no inglês. Até era boa aluna, mas praticamente desde que sai do liceu (7ºano), nunca mais li nada em inglês. talvez não fosse difícil recordar (sempre com o dicionário atrás)...
    Também gosto muito do Fernando Pessoa. E só a quantidade de obra que produziu...
    Já estou a trabalhar, mas estamos com uns horários estranhos. Reuniões ou às 9, ou às 10.30, ou às 3 da tarde...para haver coordenação.Penso que a Partir de amanhã já será a tempo inteiro. Com os alunos para a semana.
    Quero ver se consigo colocar aqui uma coisa todos os dias. É o meu intervalo. Gosto. Mas agora os dias são mais cheios.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Quando se fala de carroça...adivinha? Vurdón, nos lembra logo as caravanas. Gosto muito de Fernando pessoa, mas pouco sei com profundidade, a cozinheira aqui do lado, não é fã incondicional do poeta, sabe muito.
    Por aqui vamos aprendendo, gosto da poesia simples.

    5 bjs

    ResponderEliminar
  6. Acreditam que me lembrei do mesmo? E estive indecisa entre colocar aqui a pintura dos sapatos ou do acampamento (aquela mais conhecida). Coloquei a dos sapatos, porque para mim está associada...

    Também estou aprendendo.
    Sobre muitas coisas.
    Todos os dias.

    5 beijinhos

    ResponderEliminar