sábado, 19 de outubro de 2013

CCC de Castelo Branco - I


                                                                   
 
Fernando Botero


 
 
 
Ontem fui ao Cine-Teatro Avenida ver a peça de teatro O xô das velhas. Foi engraçadíssimo. Ri-me até às lágrimas, mas ao mesmo tempo é uma peça que nos mostra a solidão dos "velhos" e a forma como são encarados pela sociedade. Muito interessante. É uma coprodução Baal 17 e Al-MaSRAH.
 
De caminho tirei as minhas primeiras fotos ao Centro Cultural, que ainda não visitei, e que foi inaugurado no passado Domingo.
Espero fazer a primeira, de muitas visitas, este fim-de-semana (se não houver demasiada gente).
 
Do Jornal Reconquista transcrevo parte da  notícia (reportagem de João Carrega) sobre a inauguração:
 
« Milhares de pessoas na inauguração do Centro de Cultura
 
     O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco foi visitado por milhares de pessoas no dia da sua inauguração.
 
     O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco foi inaugurado no último domingo com a exposição de arte latino-americana de Joe Berardo.
     Da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo, o Centro (...) foi visitado gratuitamente, pelas milhares de pessoas que assistiram à inauguração.[...]
 
     O Centro de Cultura Contemporânea acolhe, durante o próximo ano, a exposição de arte latino-americana dos séculos XX e XXI da colecção de Joe Berardo, a qual inclui obras de pintura, escultura e vídeo, provenientes de todos os países da América Latina.
     Joe Berardo destacou a importância da exposição, a qual apresenta pela primeira vez  em Portugal a pintura monumental "Watchman, What of the Night?" (10m x 3m) do artista surrealista chileno, Roberto Matta. [...]
 
      O Centro de Cultura Contemporânea está localizada no centro cívico, na Praça da Devesa, e abre de terça-feira a domingo das 10H00 às 18H00.
     A estrutura está dividida em três pisos e apresenta diversas salas para exposições , uma sala para projecções, cafetaria , loja, uma pista de gelo sintético exterior e um auditório de 275 lugares.»
 
        

8 comentários:

  1. Tão longe fica do Porto...
    Aguardo por muitas imagens, Isabel !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos...

      Espero tirar algumas fotos. Se ficarem bem hei-de deixá-las aqui, porque o edifício vale a pena. Eu sou das que defendem que é muito bonito e que está bem situado e enquadrado.
      Estou ansiosa para entrar e ver por dentro.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um beijo e um bom domingo.

      Eliminar
  2. Mais um motivo para ir até Castelo Branco. :)
    E, claro, aguardo a reportagem do interior.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, MR! Mais um bom motivo para visitar a minha bela cidade!
      Fui hoje de manhã ao Centro Cultural, mas apenas tirei meia dúzia de fotografias, porque não é permitido. A parte mais bonita do edifício não fotografei. Pode ser que depois lá mais para a frente, já permitam.
      Gostei muito do interior e gostei das obras expostas.
      Vale a pena a visita, apesar de ainda não estar a funcionar a 100%. A cafetaria e o auditório ainda não abriram.
      É mais um espaço agradável, a visitar e espero que aconteçam actividades culturais dignas do espaço.
      Bom domingo, MR!

      Eliminar
  3. Sou uma fan incondicional do colombiano Fernando Botero, tanto como escultor como pintor, totalmente único, cheio de imaginação e frescura. Espero que vejas aí coisas lindas, depois conta. E que tenhas uma feliz semana, depois de um dia também feliz, que ainda há muito domingo por diante...
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui lá de manhã e tal como eu previa, passado pouco tempo de por lá andar (fui cedo) já havia muita gente. Agora é novidade...mas espero que continue sempre com movimento e que as pessoas gostem e adiram às possíveis actividades que, espero , venham.
      Do Fernando Botero há também uma tela "Family Scene". Também gosto das obras dele.
      Vou ver se ainda faço um post com as fotos que tirei.
      Um beijinho e continuação de bom domingo, também para ti, Maria!

      Eliminar
  4. Quando ai passei estava em construção, mas já se adivinhava que iria ficar uma obra imponente e que encheria de orgulho todos os albicastrenses. Parabéns! Também gosto de Fernando Botero, mais na escultura do que na pintura, pois acho que os seus modelos atingem dimensões descomunais.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho que é uma obra de que nos podemos orgulhar, e espera-se que cumpra com qualidade aquilo a que se destina. Eu estou na expectativa de que aconteçam actividades culturais interessantes, naquele espaço, nomeadamente no auditório.
      Vamos ver.
      Gosto de Fernando Botero. Também gostei da pintura exposta.

      Um beijinho

      Eliminar