domingo, 8 de dezembro de 2013

Prece


 Avè Maria! 

No sino da freguesia
Três badaladas ouvi;
Sobre a terra húmida e fria,
De joelhos mesmo aqui,
Oremos, que é findo o dia,
          Avè Maria!

Descendo da serrania
Já o pastor ao curral
Os fartos rebanhos guia:
De abundância ao de hoje igual,
Dai-lhe amanhã outro dia,
          Virgem Maria!


A mãi, que o filho cria,
já no berço o vai deitar:
Um sono tranquilo envia
Sôbre o seu teto poisar
Até ao romper do dia,
          Virgem Maria!

Não deixes a ventania
As negras asas abrir;
No p'rigo o nauta desvia,
Dá-lhe uma estrêla a luzir,
Como luz o sol do dia,
          Virgem Maria!

Ao triste manda alegria,
Ao que tem fome dá pão,
A quem tem nome injuria
Dá sincera contrição
Antes do extremo dia,
          Virgem Maria!

Ao moribundo abrevia
As horas de padecer;
Livra-o de grande agonia;
Leva-o, depois de morrer,
Ao mundo do eterno dia,
          Virgem Maria!

Francisco Palha (1826-1890), Poesias Religiosas da Língua Portuguesa , pág.55/56
Guimarães Editora

                                                                          
 
A Imaculada Conceição
Giambatistta Tiepolo (1696-1770) 
 
 

6 comentários:

  1. Poema singelo, que me agradou.

    para mim, este será sempre o verdadeiro Dia da Mãe!

    Grato abraço e bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Fiquei a saber que é a São (fui espreitar os seus blogues) da foto do Piódão. Belíssima aldeia, na zona da da minha mãe. Já lá fui duas ou três vezes.

      Lembro-me de em criança ser este o dia da mãe, mas há tantos anos...

      Uma boa semana!

      Eliminar
  2. Guardada em nosso coração, vestida com nossas esperanças e segura em nossa inspiração de força. Maria, salve Ikana.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas, as vossas lindas palavras...

      Beijinhos para todas!

      Eliminar

  3. Imaculada Conceição, o arquétipo da Maternidade. Tão bem estava, neste dia, a comemoração do Dia da Mãe.


    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo Lídia. Era uma data mais apropriada...
      Enfim, mudam tudo...

      Um beijo e boa semana!

      Eliminar