quinta-feira, 9 de abril de 2015

Canção


Quando eu morrer, meu querido,
Não me cantes canções tristes;
Nem rosas em minha campa
Plantes, nem sombrios ciprestes.
Sê tu a relva que cobre
E com orvalho me aquece;
E se quiseres recorda,
E se quiseres esquece.

Não hei-de sentir a sombra,
Não hei-de sentir a chuva;
Nem ouvir a cotovia
Cantando como viúva.
E, sonhando p'lo crepúsculo
Que nunca há-de findar,
Feliz possa eu lembrar
E feliz possa olvidar.

Christina Rossetti, O Mercado dos Duendes e outros poemas, pág.89
Relógio D'Água

                                                                            
 
Dante Gabriel Rossetti
 

8 comentários:

  1. Também existe no sítio do costume (26/1/2011), onde a Isabel comentou que as diferenças mais significativas eram no 5º verso da 1ª estrofe, e no 4º da 2ª..:-)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que não me lembro nada!...
      Já lá vou espreitar...

      Bom fim-de-semana também para o APS :)

      Eliminar
  2. Muito bela, embora perca muito na forma ao ser traduzida, como toda a poesia e todo texto literário. A pintura que escolheste é uma das minhas preferidas de Dante Rossetti, também a hei-de pôr no meu blog. Era uma família incrível!
    Bom finde, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade. Embora não esteja à vontade com o inglês, apercebo-me muitas vezes que as traduções poderiam ser melhores, até pela forma como o português está "arrumado". E fico com a dúvida: será que a poesia deve ser traduzida à letra? Ou não?
      Não há dúvida que o melhor é ler no original ,para quem domina as línguas, o que não é o meu caso. Daí que fique muito satisfeita por estarem traduzidas. Há muita coisa que não está traduzida. Por exemplo da irmã da autora, Maria Francesca Rossetti, que eu tenha conhecimento, não há nada em português.

      Era uma família talentosa. Conheço um pouco mais da obra da autora e do irmão Dante Rossetti.

      Fico à espera de ver o que escreves para esta pintura :)

      Um beijinho e desejo-te um bom fim-de-semana, Maria :)

      Eliminar
  3. Ola, estou gostando muito de ler poemas. Queria ter o hábito da leitura, tenho 18 anos e sinto que estou perdendo muita cultura ao ficar somente no celular. Talvez possam me indicar autores para ler também. Ficaria muito grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      fui ver de algum blogue teu e começaste em 2011...com 11 anos?...

      Parece-me que não és bem quem dizes, pois não?...

      Mas ainda assim, bom domingo Para ti!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Leria, se pudesse comprar. Que eu saiba não está publicada em Portugal. Já li algumas coisas, mas na internet. E vi no youtub uma entrevista. Gostaria de comprar, já há muito tempo...mas não há!

      Não sei se vai voltar aqui, mas fui espreitar o seu blogue para deixar um comentário, mas não tem nada...

      Desejo-lhe um bom 2021!

      Eliminar